Gabinetes AT x ATX

GABINETES AT
Os gabinetes AT são do padrão antigo. Receberam esse nome devido ao tipo de fonte utilizada - Fonte AT* que resumidamente, não interrompia a energia para o sistema operacional ao ser desligado.


Assim, quando o sistema operacional era desligado, ficava na tela uma mensagem informando: " Seu computador já pode ser desligado".
O usuário então tinha de apertar o botão On/Off do gabinete.


A localização das peças nestes gabinetes era um grande problema. Isso porque não foram desenvolvidos pensando no avanço e aumento delas. Placas Off-Board  raramente ficavam bem encaixadas em seus respectivos slots. Essas placas ficavam encostadas no processador ou nos discos rígidos, em alguns casos, sendo impossível instala-las. O drive de CD, muitas vezes, encobria os pentes de memória.


Esses gabinetes tinham também algumas particularidades, como um botão e um led chamados: Turbo.  O Turbo tinha a função de alterar o clock de processamento para executar funções especificas e integrava algumas teclados. Vinha com um visor luminoso que indicava a velocidade do processador e a placa-mãe era fixada em uma placa de metal móvel parafusada ao gabinete.
Com a evolução dos computadores, sentiu-se a necessidade de mais ventilação, e com as alterações no hardware, observou-se também a necessidade de outro de gabinete.


GABINETES ATX
Foi então que surgiu o gabinete ATX, que vinha com muitas mudanças.
Recebeu esse nome por usar o novo padrão de fonte - Fonte ATX. Umas das mudanças foi a forma de desligar o computador. Quando o sistema operacional é desligado, automaticamente a fonte também já interrompe o fornecimento de energia para as demais peças (Padrão que é utilizado atualmente).


Essa mudança alterou também o tipo do botão on do Gabinete, não mais ligado diferentemente na fonte de alimentação, mais sim na placa-mãe.
Dessa forma, foi extinto o botão Turbo, O led Turbo e o Visor com a velocidade do processador.
A posição e os espaços reservados para cada peça foram reestruturados, melhorando a fixação dos componentes do computador.


Em breve veremos oque são Fonte AT e ATX

0 comentários:

Copyright © 2012 The PC Pedia|Template Para Blogspot.